Essa expressão significa, ao pé da letra, livre de crueldade, e é geralmente usada em produtos que não são testados em animais.
Como assim? No mundo inteiro indústrias farmacêuticas e cosméticas submetem animais domésticos (cachorros, gatos, ratos, sapos etc) à vários tipos de testes químicos e laboratoriais, realizados para ditos "fins científicos para uso em seres humanos" antes de irem para as prateleiras das lojas, farmácias e supermercados.
A verdade é que essas experiências não têm nada de humano, muito pelo contrário, são realizadas geralmente sem anestesia, o que as torna muito dolorosas para os animais, em muitos casos causando a morte imediata ou uma vida de intenso sofrimento.
Estes testes, ao contrário do que se pensa, não irão garantir segurança para o uso em seres humanos, pois, se você analisar bem, o corpo de um animal mamífero é muito diferente do corpo humano desde sua constituição até seus padrões químicos. O que é usado como remédio para um ser humano para um animal pode ser letal; como é o caso da aspirina, para os gatos ela tem efeito letal em poucos minutos e para o homem alivia a dor de cabeça e a febre.
Muitas pessoas, empresas e entidades ligadas a proteção animal se opõem a essas práticas, por isso são chamadas de anti-vivisseccionistas. Há também aquelas que fazem uso da ação direta para libertar animais de laboratórios. Em países do mundo todo, empresas "humanitárias", com ideais anti-vivisseccionistas, criaram produtos seguros para os consumidores, que são testados de várias maneiras, mas nunca se utilizando de animais.
Essas empresas criaram um selo de identificação que são colocados nas embalagens dos produtos. O selo tem um coelho desenhado com o símbolo de proibido, e sempre acompanhado da frase "cruelty free". Aqui no Brasil apenas uma indústria de cosméticos usa este selo, e mesmo assim é desconhecida do grande público.
Atualmente, o órgão que regula produtos que serão consumidos por brasileiros é o Ministério da Saúde, que obriga todos os remédios (alopáticos), cosméticos e produtos de limpeza, a serem testados, antes de serem lançados no mercado. Esses testes podem ser feitos de diversas maneiras, mas geralmente são usados animais, por ser mais barato e lucrativo às grandes empresas do ramo.
Pode ser difícil mudar as leis federais que regem o Ministério da Saúde, mas nós podemos tentar. Na minha opinião para mudá-las você precisa de três coisas: Um trabalho de conscientização e educação pública sobre o tema; ação direta para pressionar favoravelmente a mídia e a opinião pública; e um boicote econômico às empresas que testam seus produtos em animais.
- Clique: Marcas de produtos de limpeza que não testam em animais.
- Clique: Marcas de maquiagens que não testam em animais.
- Clique: Marcas alimentícias que testam e não testam em animais.
- Clique: Marcas de esmaltes que não testam em animais.
- Clique: Mais marcas.
Um dos blogs Cruelty Free que mais acompanho é o da Nyle Ferrari. Lá você encontra resenhas de muitos produtos cruelty free, dicas de saúde e muito mais! Vale a pena conferir.
Bom, faz tempo que eu queria fazer uma postagem falando sobre o termo "Cruelty Free", mas como esse texto da Ana Maria diz tudo, preferi copiar e repassar aqui no blog. É importante que esse texto seja repassado, e que as pessoas comecem a ter consciência do que é ser "Cruelty Free". Várias blogueiras já são cruelty free, o que me deixa cada dia mais feliz!
Faz pouco tempo que comecei a pesquisar detalhadamente sobre os testes em animais e desde então resolvi que adotaria como meu 'estilo de vida' e passaria isso adiante aqui no blog, para que mais pessoas possam ajudar essa causa. Quem quiser adotar esse "estilo de vida" que na verdade não é um estilo, é mais por consciência mesmo, estará ajudando muito! Seria ótimo se cada um fizesse a sua parte. Pelo menos a minha consciência está tranquila! E pra quem diz que não vale a pena, esta muito enganado. Tenho pena de pessoas que não abre a cabeça pra ver o que acontece, não estuda, não procura saber e entender. Seja diferente, procure saber, procure mudar, não adianta apenas dizer: "eu amo cachorros, eu amo animais", e não fazer nada. A.N.I.M.A.I.S não são apenas cachorros e gatos minha gente! Enfim é muito bom colocar a cabeça no travesseiro e saber que ninguém morreu por sua causa. Faça a sua parte. Use também esse selo.
* Este texto foi tirado do site: Vegetarianismo
* Para ver o texto completo, clique aqui.
* A foto do início da postagem foi tirada por mim.
Infelizmente muitas empresas ainda fazem teste assim, o que é um absurdo.
ResponderExcluirDevemos buscar sempre utilizar produtos de empresas que não usam animais.
www.iasmincruz.com
Adorei ver a Vult nesse lista *-*
ResponderExcluirVou conferir os links com as marcas :)
Nossa que legal, agora só quero produtos cruelty free :)
ResponderExcluirblogcoisinhasdaduda.blogspot.com
Acho uma crueldade testes em animais e fiquei horrorizada com o instituto royal.
ResponderExcluirSou contra testes animais!
O My Life está completando 4 aninhos hoje e tem promoção nova. Na verdade é só sugerir um tema para um texto, eu faço o post e coloco seu nome + o link do seu blog falando que foi você a sugerir aquele assunto.
Dá uma conferida >> http://mylife-rapha.blogspot.com.br/2014/03/4-anos-de-my-life.html
Beijos
não sabia disso! é realmente interessante. nunca pensei em procurar uma informação dessas nos produtos!!
ResponderExcluirbeijos, E.
http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br/
Ótimo post!
ResponderExcluirBjs
www.digoporai.com
Eu sabia que tenha marcas brasileiras que aderiram ao cruelty free mas não sabia quais eram! Boa dica, vou passar pesquisar mais antes de comprar produtos.
ResponderExcluirótimo post ♥
Beijos!
http://mydreamsofasummernight.blogspot.com.br/
Ai que coisa né??
ResponderExcluirNão sei muito o q opnar, pq já vi que muitas das marcas que eu uso não está nessa lista... :(
Muito obrigada por comentar no meu blog!
Sempre que atualizar me deixe um recado no meu blog! Vamos estar sempre em contato?
Me segue nessas redes sociais e me manda uma mensagem por lá que te sigo e todas elas:
Instagram: @re_becah
Canal do YT: youtube.com/blogdareh
Fanpage: facebook.com/blogdareh
Beeeijooos da Reh,
www.blogdareh.com.br
Que bacana. Nós que amamos nossos bichinho sabemos como é importante.
ResponderExcluirBeijos
Muito legal o post ! Gostei de ver a Vult ai haha
ResponderExcluirpapodemeninasaer.com
Posts como esse são muito importantes para que as pessoas se conscientizem sobre esse assunto de forma mais profunda. É realmente triste que o ser humano acredite que fazer testes em animais seja um sinal de desenvolvimento :O
ResponderExcluirBijokas
confienounicornio.blogspot.com
~Rani <3
Muito legal a sua iniciativa.Se todos fizessem assim com certeza hoje teríamos um mundo muito melhor :)
ResponderExcluirBeijocas!
www.divadecristal.blogspot.com
Super legal esse projeto.. Tbm tem um tempinho que queria falar sobre, vou pesquisar mais para poder fazer o post tbm..
ResponderExcluirps. caso tenha ido no blog e não conseguiu comentar, ele já encontra-se normal ^^
Kisu
www.eraoutravez.com
Muito legal , quanto mais as pessoas comprarem somente esses produtos , mais será inútil o teste em animais
ResponderExcluirclaudiniz.blogspot.com.br
Os testes já são inúteis, nunca foi necessário testar em animais, até porque existe tecnologias para isso.
ExcluirValeu a pena saber sobre isso, adorei o post!
ResponderExcluirBeijos!
www.byhoradoblush.com.br
Instagram:@belamatuliones
Amei o post! E é horrível isso de testar em animais, pois pode até matar estes bichinhos, eu não sou daquelas, que ama um cachorro, ou um gato, ou qualquer outro animal, mas sou totalmente contra isso! E tem muitas marcas que já conhecia que estão ai no meio, e na real, eu não conhecia essa de C.F., o post super ajudou! Beijos ♥
ResponderExcluirMeu blog: karolinysantanna.blogspot.com
Super ultra mega apoio essa ideia! Amo animais e não suportaria saber que morreram por minha culpa.
ResponderExcluirDesculpe a demora em responder, estava de mudança de cidade, e a correia não me deixou ficar online!
Beijão,
umagarotaeseujeans.blogspot.com
Um belo texto, até para concientizar as pessoas. Essa é uma questão bem tensa mesmi
ResponderExcluirBeijoos, Ana Carolina
http://simplesglamour.blogspot.com
Instagram e Twitter: @simplesglamour
Eu fico meio dividida com esse assunto, ao mesmo tempo que acho que os produtos tem de ser testados (afinal não podem vender e... nos matar), eu também acho chato os animais morrendo ou sofrendo por isso. Fica aquele empasse. Eu queria saber como eles (essas empresas que você citou) fazem os testes.
ResponderExcluirBlog • Fã Page • Twitter
Os testes não são necessários. Como diz o texto: "Estes testes, ao contrário do que se pensa, não irão garantir segurança para o uso em seres humanos, pois, se você analisar bem, o corpo de um animal mamífero é muito diferente do corpo humano desde sua constituição até seus padrões químicos. O que é usado como remédio para um ser humano para um animal pode ser letal; como é o caso da aspirina, para os gatos ela tem efeito letal em poucos minutos e para o homem alivia a dor de cabeça e a febre."
ExcluirÓtimo post, conteúdo interessante... Eu não sou a favor disso, prefiro que testem os produtos em seres humanos mesmo kkkkk brincadeira.
ResponderExcluirhttp://vidabeella.blogspot.com.br/
Querendo ou não os produtos são testados em seres humanos. Depois de ser testado em animais sempre haverá um humano que será o primeiro a testar o remédio/cosmético e etc. Ou seja: OS TESTES SÃO INÚTEIS.
ExcluirCaramba! Não sabia que esse era o nome haha acho super interessante e não sabia quais eram os que não eram testados em animais.. pois é ne, afinal.. se um humano não pode sofrer com experimentos, porque um animal indefeso poderia? Adorei o post. Ia te retribuir e seguir no youtube mas você não tem canal ne?! ): se tiver, me manda o link <3
ResponderExcluirBeijim
Idiomafashion.blogspot.com
É mas ninguém pensa assim... Seres vivos são seres vivos. Todos tem direito de viver.
ExcluirAdorei o post!
ResponderExcluirAcho super importante esse tipo de infomação, eu sempre fico na dúvida.
http://www.anadodia.com/
Nossa nao sabia disso, otimo post haha bjs
ResponderExcluirwww.brrendacaroline.blogspot.com
Adorei saber! Gosto das coisas da Vult e da Amend :)
ResponderExcluirE bom seria se TODAS as empresas fossem assim!
Beijo no bolso!
Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter
Acho que para cosméticos eles poderiam buscar novas formas de testes, o post é bem interessante, mas não concordo completamente, a grande maioria das vacinas de hj fora testadas em animais, fora que muita gente não usa algo que não tem uma garantia de que não irá fazer mal. Quanto a parte do organismo ser diferente, alguns são sim similares.
ResponderExcluirMas concordo que se vc não gosta ou concorda com algo deve sim buscar alternativas mais saudáveis.
bjos
Pah
Lendo e Escrevendo
Se for parar pra pensar, como disse em outro comentário: Os testes são feitos em animais e depois um ser humano se submete a testar o mesmo produto. Ou seja, os testes em animais são inúteis. :) E como diz o texto:
Excluir"Estes testes, ao contrário do que se pensa, não irão garantir segurança para o uso em seres humanos, pois, se você analisar bem, o corpo de um animal mamífero é muito diferente do corpo humano desde sua constituição até seus padrões químicos. O que é usado como remédio para um ser humano para um animal pode ser letal; como é o caso da aspirina, para os gatos ela tem efeito letal em poucos minutos e para o homem alivia a dor de cabeça e a febre. "
Muito interessante! Eu não sabia isso :)
ResponderExcluir